Adeus Dona Vilani – Uma das mais importantes da educação de Santa Terezinha.

1 1.506

Faleceu na madrugada de ontem (02.03) uma das pessoas mais importantes da história Santa-Terezinhense. A professora Vilani Melo tinha 83 anos e foi importante demais na história educacional de Santa Terezinha, foi diretora da Escola Estadual do Município e trouxe o magistério para educação Terezinhense.

Ela foi uma excelente professorra e combateu a evasão escolar, buscou mais salas de aulas e contribuiu para hoje ser a EREM Santa Terezinha. O corpo de Dona Vilani foi sepulatada em Paulista, no Recife.

Um dos seus filhos, o advogado Drº Hélio Melo falou com o Blog e na homilia da missa de despedida citou:

HOJE JÁ ÉS A ESTADA COM CRISTO!

(Homilia que proferi hoje, quinta-feira, 02 de março de 2023 na missa de corpo presente de minha mãe, Maria Vilani de Melo)

Perder uma mãe é como partir de um porto e vê-lo sumir, não ter para onde voltar e ficar à deriva: sem leme, sem velas… sem rumo. Também nos faz acertadamente dizer que o apego a esse mundo é um fardo pesado demais para se carregar, pois tudo passa: mal e bem; sofrimento e alegria; dor e prazer; escassez e fartura; indigência e bens; ostracismo e fama… Só Deus não passa!

Uma perda dessa magnitude inspira-nos a levar a vida com leveza, desprendimento, perdão, pois, conviveremos com maus e bons.

Com aqueles que querem te roubar tudo: desde teus bens à tua reputação; desde teus afetos à tua paz. Nela encontraremos os injustos, os desonestos, os mentirosos, os simuladores, os egoístas, os difamadores e os ladrões. Os hipócritas que fazem o mal e atribuem à vítima todo mal que faz, invertendo não apenas a narrativa, mas projetando no outro a imagem de si mesmo. Aqueles que blasfemam ao pronunciar em vão o nome de Deus e ao abusar da fé alheia exigindo-a para vilipendiar e extorquir.

Alguns são tão empedernidos que rejeitam a bondade e a justiça, porque para um coração doente, até bondade e justiça são insultos.

Outros conseguem atrair para si a piedade simulando fraqueza, humildade, indigência e resiliência. Outros sentirão a mesma inveja que leva irmãos a se matarem. Aliás, Caim, da Bíblia, que matou o irmão, Abel, por inveja, é o arquétipo perfeito dessas personalidades medíocres.

Esse é o mundo que como gostava te ouvi repetir, mamãe, desde criança, nos educando para formar nosso contexto de fé, “…por tudo demos graças à Deus.” E somente mais tarde vim saber e entender as razões cujas quais se tratam as palavras de Paulo de Tarso, em carta ao povo de Corinto.

Repito, esse mundo tão cruel é o que graças à Deus agora tu deixas, minha mãe…!

Mas, também, nesta vida, permitam-me repetir novamente, nos deparamos mais com o bem do que com o mal. Porque “o que se é” é uma escolha e, é por isso que não se deve nunca perder a fé no ser humano.

Mamãe, Vilani Melo, jamais perdeu a fé na pessoa, e jamais deixou de estender as mãos a quem dela precisou. E, nas minhas vida, de minhas irmãs, Cristina, Regina, Elaine, papai, seus pais, irmãos, sobrinhos e netos, ela jamais nos deixou faltar aquele amor generoso; paciente; bondoso; desinteressado; tolerante; humilde; misericordioso; e, compreensivo.

Ao nos despedir de ti, mamãe, saiba, já ao lado do Criador, que a saudade é maior que a alma. Descanse em paz. Hoje minha oração é de gratidão pela tua vida ao nosso lado, e de súplica pelo teu descanso, mesmo porque temos certeza de que continuarás a exercer a tua paixao: tu, ainda que com teu legado, continuarás educando. E, como mestra exemplar que fostes formando tantos cidadãos, e à nós, filhos. Quiçá, até desconhecidos, como tantas vezes fizesse lá na escola, lembras? E toda comunidade estudantil terezinhense, que chamou à atenção de autoridades e do Sertão do Pajeú pernambucano testemunhou. Ausência de fardamento, por exemplo, não era desculpas para evasão escolar. Quantos vi dar do teu bolso a alunos tão carentes que comida em casa até poderia faltar. Farda, não! E os que seguraram tuas mãos hoje são HOMENS e MULHERES que fazem uma Nação.

Obrigado, por tudo! Obrigado por permanecer viva em nós, nos inspirando a sermos melhores. Deus te abençoe, proteja e guarde para sempre.

Eu, Cristina, Elaine e Regina, teus filhos, já estamos ansiosos para novamente te abraçar, calorosamente, de novo, na eternidade.

(por Hélio Melo de Lima)

1 comentário
  1. Bárbara Cavalcanti Diz

    Muito bonito, que Deus abençoe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES