Professores de Pernambuco terão ponto facultativo nesta sexta-feira e servidores no dia 30 de outubro.

0 68

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), declarou ponto facultativo para professores do Estado nesta sexta-feira (16) e transferiu a folga do dia 28 para o dia 30 de outubro. Os comunicados constam no Diário Oficial do Estado de Pernambuco desta quinta-feira (15).

A folga nesta sexta-feira faz alusão ao Dia do Professor, comemorado nesta quinta-feira. Já o ponto facultativo de 30 de outubro faz jus ao dia do servidor público estadual, celebrado no dia 28 deste mês.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os dois informes foram publicados pela secretária de Administração de Pernambuco, Ana Maraíza de Sousa Silva, mas foi a governadora Raquel Lyra (PSD) quem determinou os pontos facultativos.

Ambas as alterações nas dinâmicas dos servidores, porém, podem ser dispensadas para serviços cujo funcionamento seja indispensável. A decisão fica a critério do chefe de cada órgão.

Dia do Professor 

O Dia do Professor é celebrado no dia 15 de outubro em alusão ao imperador Dom Pedro I, que emitiu lei na mesma data, mas em 1827, sobre o Ensino Elementar, criando as Escolas de Primeiras Letras no Brasil.

A data é feriado nacional desde 14 de outubro de 1963, quando o então presidente João Goulart publicou decreto instituindo a comemoração.

“Para comemorar a dignidade do Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”, escreveu o ex-presidente deposto pela ditadura militar.

Antes de aparecer no Diário Oficial da União, a folga dada aos professores começou no Estado de São Paulo e, depois, chegou ao Estado de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES