No último dia 21 de maio na cidade de Imaculada-PB, o 3° sargento Ricate, foi solicitado por uma ligação telefônica onde a sua locutora relatou que em uma residência no bairro São José, uma mãe e sua filha menor de idade, estavam em sua residência, quando o seu ex-companheiro invadiu seu lar, transpondo o muro da residência começando a agredir as duas.
De imediato, o mesmo estando de folga e sozinho, colocando em risco a própria vida, superou os limites da coragem comum. Atendeu a um pedido de socorro de uma mulher e sua filha, salvando a vida de uma vítima de violência doméstica, cujo ex-companheiro pretendia agredi-la com pedaços de pau e uma faca.
O sargento Ricate, sozinho, desarmou o agressor e quando a guarnição chegou ao local, o 3° sgt Ricarte estava com o ambiente controlado e as partes contidas, enaltecendo a corporação da Polícia Militar, da qual faz parte.