Operação mira grupo que criou “idosos fictícios” para fraudar INSS.

0 122

A Polícia Federal e o Ministério da Previdência Social deflagraram nesta terça-feira (6) a Operação Egrégora contra uma associação criminosa que fraudada os cofres da União “criando” idosos e recebendo benefícios. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Contagem e Betim, todos em Minas Gerais.

Segundo a PF, o grupo criminoso atuava criando “pessoas fictícias”, falsificando certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência para fraudar o INSS. A maioria das fraudes envolvia benefícios assistenciais para idosos de baixa renda. As informações são da CNN Brasil.

Dez idosos se passaram por 40 pessoas fictícias, e os fraudadores receberam valores indevidos por quase 20 anos, conforme os cálculos da investigação.

O prejuízo causado à União ultrapassa R$ 11,5 milhões. A PF diz que a operação evitou um prejuízo adicional superior a R$ 5,2 milhões aos cofres públicos.

Os integrantes do grupo poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES