Últimas Notícias
Search

Forças de segurança de Pernambuco recebem novo sistema de comunicação.

O governador Paulo Câmara lançou, nesta quarta-feira (03.11), o novo sistema de comunicação via rádio das Forças de Segurança de Pernambuco. Os 669 novos radiocomunicadores e as 12 torres de transmissão com sistema tetra, foram adquiridos a partir de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Com um investimento de R$ 8,1 milhões, o sistema passará a operar a partir de dezembro deste ano em 54 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, sendo gradualmente implantado em todo o território estadual.

“É muito importante ampliarmos o uso de ferramentas de tecnologia da informação. Esses rádios são modernos e estão dentro do que há de mais importante em termos de comunicação no âmbito das forças policiais”, destacou Paulo Câmara, acrescentando que a radiocomunicação digital – em substituição ao atual formato analógico – permitirá uma troca de informações mais segura entre os profissionais que atuam nas ruas e os centros de comando e controle de segurança pública.

Com a digitalização, o sistema ganha mais agilidade, integrado ao GPS, tornando possível saber, em tempo real, onde foram utilizados os rádios, os dias, horários e coordenadas geográficas. Além disso, as conversas serão auditáveis e as gravaçõ
es podem ser recuperadas quando necessário. O interior foi escolhido para iniciar a implantação por ser, atualmente, a região com mais dificuldades em telecomunicações.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, a rede digital abre um leque de possibilidades muito grande. “Em um futuro próximo, queremos que o boletim integrado que lançamos há alguns dias, seja lavrado no próprio rádio do policial. Isso é um ganho tecnológico muito grande e ficamos independentes de operadoras de telefonia. Com isso, outras consultas e a própria comunicação entre todas as operativas da SDS se dará com mais qualidade e tecnologia”, ressaltou.

A iniciativa promoverá ainda a integração entre as Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros Militar, permitindo a participação de outros órgãos, como as guardas municipais e o Samu. O objetivo é buscar mais eficiência na repressão e na apuração das infrações penais, ao mesmo tempo em que otimiza recursos e torna mais céleres os serviços prestados à sociedade.

Também estiveram presentes à solenidade de lançamento o secretário-executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza; os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Roberto Santana, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Rogério Coutinho; além do chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão, e o perito criminal Paulo Cauás, representando a Polícia Científica.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Forças de segurança de Pernambuco recebem novo sistema de comunicação.

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.