Últimas Notícias
Search

Prefeito de Carnaíba participou hoje (07) da inauguração do SAMU regional em Serra Talhada.

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) prestigiou, na manhã desta quinta-feira (07.10), na cidade de Serra Talhada, a solenidade de inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da III Macrorregional de Saúde do Sertão de Pernambuco.

Por determinação do prefeito, Anchieta Patriota, Carnaíba foi uma das cidades da região que aderiram ao Serviço, através do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ).

Hoje é um dia histórico. Todos nós sabemos o quanto é importante o SAMU, que salva vidas. Por isso, não medimos esforços para garantir a presença desse Serviço no nosso município”, frisou o prefeito, Anchieta Patriota, ao participar do ato de inauguração.

Após a solenidade, os condutores socorristas da equipe do SAMU de Carnaíba, Lucas Antônio e Gorete Medeiros, receberam as chaves da ambulância do município.

Na terra de Zé Dantas, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi instalada pela prefeitura no hospital municipal. O equipamento foi vistoriado e aprovado pela equipe técnica do CIMPAJEÚ.

MAIS SOBRE O SAMU REGIONAL

No total, 34 cidades da III Macrorregião de Saúde aderiram ao SAMU Consorciado, que funcionará em duas etapas. Nesta primeira etapa, estão sendo habilitadas 12 Unidades Móveis de Suporte Básico (UBS) das cidades de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, São José do Egito, Ingazeira, Sertânia, Iguaracy, Flores, Manari e Petrolândia. Além de 02 Unidades de Suporte Avançado (UTI) nas cidades de Serra Talhada e Petrolândia.

Segundo o Cimpajeú, em até 60 dias serão habilitadas mais 12 USBs e 02 UTIs, totalizando 24 USBs e 04 UTIs. Na segunda fase de implantação, o SAMU atenderá as cidades de Arcoverde, Buíque, Custódia, Inajá, Pedra, Tacaratu, Venturosa, Afogados da Ingazeira, Betânia, Carnaubeira da Penha, São José do Belmonte e Floresta. O serviço atenderá cerca de 800 mil pessoas.

O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Fonte:) Blog do Ariel Aquinho.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Prefeito de Carnaíba participou hoje (07) da inauguração do SAMU regional em Serra Talhada.

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.