Últimas Notícias
Search

Veja como foi a 1ª Conferência Municipal de Educação Inclusiva em Santa Terezinha.

Aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 27 de agosto a 1ª Conferência Municipal de Educação Inclusiva de Santa Terezinha, no Clube Municipal. Com o tema 'Incluir é garantir o direito de percencimento a educação', foi debatido as necessidades especiais que os alunos tem na sua vida escolar e transformar a escola em um espaço para todos.
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que essa inclusão atravessa todas as etapas de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. A regulamentação ainda define que o atendimento educacional especializado (AEE) e a disponibilização de serviços e recursos para orientar os alunos e professores do ensino regular a esse respeito são premissas da Educação brasileira.
Alunos com alguma deficiência, seja ela intelectual, mental, física, auditiva, visual e múltipla devem ter acesso a recursos diferenciados identificados como necessidades educacionais especiais (NEE). Mas qualquer adaptação ou adequação não pode ser caracterizada como um plano paralelo ao currículo escolar aplicado a todos os alunos.
O ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, no caso da deficiência visual e auditiva, adaptações do material e do ambiente físico, no caso da deficiência física, e estratégias diferenciadas para adaptação e regulação do comportamento, no caso do transtorno global, são alguns exemplos de meios para garantir os direitos desses estudantes nas escolas.
Diante de algumas normas já existentes sobre a Educação Inclusiva no Brasil, algumas dúvidas foram esclarecidas para professores que recebem alunos com deficiência nuas escolas do município.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


1 thought “Veja como foi a 1ª Conferência Municipal de Educação Inclusiva em Santa Terezinha.

    1. Muito obrigada pela participação, essa será a primeira de muitas se Deus quiser

      ResponderExcluir

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.