Últimas Notícias
Search

Uma História para Contar - Veja o resumo da entrevista com o ex-vereador Chico França.

Estreiou no último sábado, 1º de maio no Blog do Pereira o Programa 'Uma História para Contar' com a participação do ex-vereador Chico França, o qual discorreu sobre sua trajetória cidadã e política no município de Santa Terezinha. Chico França é natural do Sítio Zé Antonio e já aos 12 anos de idade em 1958 começou a ser o provedor de sua família trabalhando em motor de agave, engenho, limpando mato, trabalhando na frente de emergência, etc.

Seu filho Ciraldo, ex-vereador acompanhou o programa.
Em 1966 Chico França perdeu sua irmã mais velha e a família resolveu vim morar na sede do município onde Joca Baldoino lhe arrumou um emprego de fiscal de feira e lembrou da generisodade de Seu Afonso Ferreira, que para Chico, é o grande pilar da história Terezinhense. Chico contou como conheceu sua esposa Dona Marli, os dez (10) filhos que Deus confiou ao casal, sendo que desses, oito (8) estão vivos.

Seu bom amigo, Antonio Germano, ex-vereador também acompanhou o bate papo.
Chico falou das dificuldades que ele e Marli passaram no começo da constituição familiar  e informou que sua mãe teve quatorze (14) filhos, desses treze (13) já são falecidos. O entrevistado nos contou como entrou na política através de seu Afonso, quando este o convidou em 1988 para ser o vice-prefeito de Danda Martins, mas como o saudoso Edinho aderiu para o partido, ele cedeu a vaga e foi dispultar o cargo de vereador, sendo o mais bem votado e por conseguinte presidente da Câmara.

Chico foi eleito quatro (4) vezes vereador sendo as quatro bem votados, se recordando também da bondade de Rui Rocha que o ajudou muito a chegar no primeiro mandado. Chico França disse que sempre ficou no meio do povo, dando assistência aos mais pobres e nunca se escondeu, que sua missão era ajudar o próximo.

O entrevistado lembrou de algumas ações feitas pelos prefeitos de Santa Terezinha e comentou que foi ao lado do ex-prefeito Adeval Ferreira falar com o então governador Miguel Arraes, arrumando vários feitos para o município. Chico França falou do trabalho que seus filhos fizeram como vereador e faz, através do atual parlamentar Fabinho.

Chico França e sua esposa Marli.
Como um grande fã de cantoria, Chico França foi provocado a recitar alguns versos e não deixou a desejar.

Chico França e seus três filhos vereadores, Francimeire, Ciraldo e Fabinho.
Depois da entrevista a família se reuniu para comemorar o aniversário de Chico França, que completou 75 anos de idade no dia dos trabalhadores.
Se você perdeu o programa assista pelo nosso canal no YouTube.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


2 “Uma História para Contar - Veja o resumo da entrevista com o ex-vereador Chico França.

    1. Parabéns xiko de Anita pelo aniversário... Deus te dê muita saúde e paz! Parabéns grande Gilson por essa entrevista ao grande homem de grande coração que é Chico!!!

      ResponderExcluir
    2. Parabéns a meu sogro Chico França o qual tenho muito respeito e admiração, obrigada Gilson 👏🏻👏🏻💯💯

      ResponderExcluir

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.