Últimas Notícias
Search

Programa Uma História para contar com participação de Dedé Vicente - Veja como Foi!

O Programa 'Uma História para Contar' recebeu na manhã desse sábado, 15 de maio o comerciante, produtor de eventos e ex-vereador José Vicente da Silva, conhecido por Dedé Vicente de 71 anos, o qual chegou a Santa Terezinha em 1966, pouco de pois que o município foi emancipado, acompanhando a trajetória da cidade desde o começo até os dias atuais.

Dedé veio do vizinho município de Imaculada-PB, do Sítio São Gonçalo onde trabalhava na agricultura com seus irmãos, dos quais apenas ele e um outro são vivos hoje. Ele chegou por aqui e fez do comércio o seu ofício, fazendo favores, os chamados mandados, foi quando caiu nas graças do povo e ingressou na política por volta de 1978, sendo eleito em 1982 com mais de 400 votos, quando naquela eleição Santa Terezinha teve cerca de 1.200 votantes apenas.

O entrevistado disse que tanto no 1° mandato, tanto no 2° trabalhou junto ao povo, nunca colocou interesses pessoais ou políticos à cima da prioridade de servir ao próximo. Quando Dedé ocupou um assento pela 1ª vez na Câmara, os vereadores já recebiam pequenos subsídios e perguntado se concorda com os atuais salários dos parlamentares Terezinhenses, ele disse que concorda e se engana aquele que pensa e fala que vereador não faz nada.

Dedé disse que naquele tempo que chegou a Santa Terezinha a cidade era pequena, ia mais ou menos até onde hoje é o açougue, para cima, éra uma plantação de macaxeira. Ele disse que todos os prefeitos que passaram deixaram contribuições para o município, mas que foi eleito as duas vezes pelo lado do saudoso Arôdo Romão. Questionado se ele se agrada do trabalho da atual Câmara, Dedé disse que não, ele vê que divergências políticas estão atrapalhando, deixando os interesses do povo de lado, fazendo um apelo para que haja um entedimento entre eles. Vicente é uma das poucas pessoas de Santa Terezinha que consegue vê a política sem paixão, analisando tudo com personalidade.

Sobre a promoção de festas, Dedé destacou que trouxe as principais bandas daquele tempo e recordou com saudades as festas de formatura que fazia na escola estadual a cada fim de ano. Dedé disse que promovia as festas e os bingos porque gosta de estar no meio do povo. Ele se lembrou bem da inauguração do antigo Caf Clube, onde o cantor Jorge de Altinho foi a atração da noite e concordou que o surgimento das festas de rua na Terrinha Santa, foi o fim para as festas de clubes.

Dedé Vicente sempre esteve no meio do povo e quando as festas particulares acabaram, ele começou a trabalhar como barraqueiro e promovendo bingos na praça da prefeitura. Ele disse concordar com o João Pedro de Santa Terezinha e através dele a cidade ficou mais conhecida. O evento aquece o comércio e a economia do município cresce. Sobre as atrações, Dedé disse que a apresentação da Banda Caviar com Rapadura marcou a festa e um show que não lhe agradou foi do cantor Dorgival Dantas.

Dedé sofreu um acidente quando preparava sua barraca para o João Pedro. Parte da estrutura caiu sobre ele e até hoje Dedé tem sequelas. Vicente trabalhou por 18 anos no hospital de Santa Terezinha onde ajudava muitas pessoas. Dedé pediu para que as pessoas se cuidem nessa pandemia e o programa fica marcado na história Terezinhense. Dedé teve uma vida cheia de lances de superação e hoje ele tem um baita orgulho por tudo.

Se você perdeu o programa assista pelo nosso canal no Youtube.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Programa Uma História para contar com participação de Dedé Vicente - Veja como Foi!

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.