Últimas Notícias
Search

Lockdown total atinge 240 mil pessoas no Sertão de Pernambuco.

A partir da próxima quarta-feira (24), 14 municípios do Sertão pernambucano, sendo 13 do Pajeú e um do Moxotó (no caso, Sertânia) entrarão em lockdown total para tentar conter o crescimento da pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 241.844 pessoas serão afetadas pela medida, que representa o maior endurecimento das restrições de circulação em Pernambuco desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020. Até então, apenas Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbí e Flores ficarão de fora das restrições. 

O fechamento das atividades vai até o dia 28 de março. A medida permite apenas o funcionamento de farmácias e postos de combustíveis. Outros estabelecimentos, até mesmo supermercados e padarias, só poderão funcionar por delivery. A decisão representa um endurecimento em relação às normas restritivas estabelecidas pelo Governo do Estado que vigoram desde a quinta-feira passada. 

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, durante reunião entre promotores de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e prefeitos e prefeitas das cidades da região. Articulado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o encontro também teve a participação remota do governador Paulo Câmara (PSB) e do secretário de Saúde, André Longo. 

O presidente da Amupe, José Patriota, frisou que a medida talvez seja a mais rigorosa em todo o Brasil. “Os prefeitos resolveram se reunir com o Ministério Público. A situação é gravíssima, não precisa nem falar. O decreto ajuda, mas não resolve por completo. Eles pediram auxílio à Amupe, e eu disse que estávamos dispostos. Falei com o governador e ele prometeu apoio”, afirmou. 

Até o momento, as cidades da região registraram 12.852 casos e 207 mortes por Covid-19. Segunda maior cidade do Sertão do Pajeú e maior município a aderir ao lockdown total, Afogados da Ingazeira teve até o momento 2.555 casos e 37 mortes do novo coronavírus. 

As restrições serão inclusive mais rígidas do que a quarentena decretada pelo governo em maio de 2020, quando medidas como rodízio de carros, controle de circulação e funcionamento de serviços essenciais estavam em vigor, ao contrário deste ano, que permitiu a abertura de lojas de veículos e a realização de treinos e jogos de futebol profissional, atividades proibidas no ano passado. 

 

Os gestores municipais também solicitaram apoio do governo do estado para que as medidas sejam cumpridas, ampliando e reforçando o policiamento na região. O grupo terá uma reunião com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, na próxima segunda-feira.

Fonte:) Amupe.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Lockdown total atinge 240 mil pessoas no Sertão de Pernambuco.

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.