Últimas Notícias
Search

Igrejas Evangélicas reabrem hoje (22) em Santa Terezinha - Confira as regras!

A informação vinculada nesse sábado, 20 de junho sobre o retorno do funcionamento parcial das Igrejas em Santa Terezinha, movimentou as redes sociais, uns são à favor, outros são contra, e vida que segue!
Seguindo o que preconiza os decretos estadual e municipal as igrejas (englobando todas em Pernambuco) voltam a funcionar nesta segunda-feira, 22 de junho obedecendo as regras a serem cumpridas.
De acordo com ditas regras divulgadas pelas edilidades, as Igrejas só podem funcionar com 30% da capacidade que será aferida pela Vigilância Sanitária e afixado na frente do templo, que ocorrerá a partir de terça-feira. Deve ser obedecida a distância de um metro e meio (1.5) de distanciamento entre as pessoas, a não ser, no caso de pessoas da mesma família que poderão ficar próximas, (nesse caso essas pessoas que convivem juntas no mesmo lar) e devem obedecer a distância para a próxima família ou indivíduo.
No uso dos microfones, (quem for pregar ou louvar); poderá tirar a máscara só naquele instante. Assim que a pessoa terminar sua mensagem, deverá colocar a máscara de volta ao rosto imediatamente.
Os microfones, entre um participante e outro, devem ser higienizados; é importante lembrar que todo o ambiente será limpo, com intervalos de três horas entre um celebração e outra exatamente para a devida higienização conforme protocolo dos agentes de endemias (com bombas e líquidos próprios a ser borrifados nos compartimentos dos templos). 
Nesta segunda-feira às 9:00 horas a vigilância Endêmica de Santa Terezinha na Coordenação de Alderir dará um treinamento, para que as Igrejas e Templos usem aquelas bombas (Utilizadas para desinfectar os ambientes), com os produtos e as dosagens corretas a combater o vírus mantendo limpo os locais.
Para as igrejas que têm mais de uma porta, as pessoas devem entrar por uma, mas por procedência, sai pela outra. (um critério bem rigoroso, e necessário), a evitar aglomeração.
De acordo com um líder religioso, as Igrejas Evangélicas estão voltando a funcionar, mas os critérios são bem rigorosos, um exemplo, numa igreja que tenha espaço para 150 pessoas, apenas 45 poderão ficar na celebração, mantendo aquela distancia de um metro e meio, o que é muito bom para todos.
No caso da Comunhão, ou Santa Ceia, termo usado pelos irmãos evangélicos, a distribuição será feita em copo descartável (de uso individual), tanto para o pão, tanto para o vinho, para se ter um mínimo de contato entre as pessoas, evitando o contágio do CORONAVÍRUS/COVID-19.
Em contato com o blog na manhã deste domingo, 21 de junho, um líder religioso disse que os critérios são rigorosos, que além destas medidas, os templos vão usar água, sabão, álcool gel e similares em suas dependências, "entrou no templo tem que se higienizar, saiu tem que se higienizar". 
A vigilância sanitária, a vigilância epidemiológica e a guarda municipal irão fiscalizar In loco se as regras estarão sendo cumpridas. Caso haja descumprimento sofrerão as penalidades cabíveis da lei.
É proibido nos referidos locais serem frequentados por pessoas integrantes do grupo de risco com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas e do mesmo modo as crianças menores de 10 (dez) anos de idade, ainda que estejam acompanhadas de seus responsáveis.
Razão onde as Instituições Religiosas disponibilizarão a transmissão em tempo real on line via internet nas plataformas: FACE, INSTAGRAM, e YOUTUBE a fim de atender o pessoal de risco e outros espectadores.
Em caso, de transmissão de live fora do ambiente de reuniões religiosos coletivas as lives só poderão ser efetuadas com no máximo (05) pessoas.
Os líder Religioso pelo qual falei hoje pela manhã ressaltou que as pessoas que quiserem participar o farão de livre e espontânea vontade; e se pelo contrário, não quiserem participar serão indubitavelmente compreendidas, podendo utilizar as plataformas digitais no exercício de sua fé.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Igrejas Evangélicas reabrem hoje (22) em Santa Terezinha - Confira as regras!

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.