Últimas Notícias
Search

Santa Terezinha - Nutricionista realiza capacitação sobre cardápio, EPI e alimentação escolar.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Gessica Grazielly, realizou nos dias 6 e 7 de fevereiro, um encontro para capacitação de merendeiras da rede municipal de ensino do município.
Como algumas merendeiras ingressaram recentemente ao cargo, foi considerado pertinente realizar um encontro para apresentar-lhes o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), abordando aspectos como: o que é o Programa, seus objetivos, diretrizes, funcionamento, repasse de recursos, aquisição de produtos, principalmente advindos da Agricultura Familiar Local, valores despendidos com alimentação escolar no último ano, a dimensão do Programa a nível nacional e sua fundamental importância para os estudantes. Também foi comentado quanto aos envolvidos no PNAE no município, citando fornecedores, CAE (Conselho de Alimentação Escolar), nutricionista, comunidade escolar (alunos, pais, professores, diretoras) e merendeira, destacando as funções de cada um no Programa, enfatizando o papel das merendeiras e sua fundamental importância para que o PNAE consiga atingir seus objetivos.
Ainda, houve espaço para conversar sobre planejamento de cardápios e compras, elaboração de preparações, quantidade e qualidade das refeições e sobre a importância dessa alimentação na escola, contribuindo diretamente para o melhor rendimento escolar.
O momento também foi oportuno para abordar alguns itens importantes quanto às Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, como: aparência e higiene dos manipuladores, condutas não permitidas durante a manipulação de alimentos, uniformização, adequação de visitantes à área de produção, correta higienização das mãos, assim como de frutas, verduras e legumes.
O encontro foi muito produtivo, principalmente porque deu início a um novo ano de trabalho nas escolas, proporcionando uma real motivação e entusiasmo para o trabalho das merendeiras, que são fundamentais para o funcionamento do PNAE no município.
Neste mesmo, tivemos uma aula sobre o uso de EPI Equipamento de Proteção Individual, que são equipamentos de alto proteção para os funcionários, ministrada por Alexandre Nunes que tem formação em Técnica de segurança do trabalho. 
Texto Valmir Andrade.
Ascom Prefeitura de Santa Terezinha Pe.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Santa Terezinha - Nutricionista realiza capacitação sobre cardápio, EPI e alimentação escolar.

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.