Últimas Notícias
Search

Uma História - Antiga caixa d'água da Compesa em Santa Terezinha.

Lá nos meiados dos anos de 70 quando Santa Terezinha ainda era menina e os comerciantes que vinham de fora começavam a dá cara de cidade a Terrinha abençoada, a Compesa resolveu construir a caixa d'água para abastecer as casas da pequena sede que se formava.
Veio uma firma de fora fazer a passarela do Açude Novo, o encanamento e ligação para essa caixa d'água construída lá no alto, onde não se tinha nada de construção, em um ponto elevado que só tinha agave por perto. 
De lá, a água era distribuída para as casas todo santo dia.
Quem meteu a culé pra riba e fez a alvenaria, reboco e tudo o mais foi o grande Normando, figura emblemática, enraizada em Santa Terezinha desde então. A Terrinha Santa era pequena, tinha só algumas ruas. Pouca gente morando e pouca gente estudando, naquele tempo que o mestre (professor) repetia, repetia e repetia até a gente DECORAR.
Naquele tempo o Açude Novo tinha suas águas puras, limpas, cristalinas e saborosas, nem precisava filtragem para se consumir as águas de lá, distante da realidade amarga que o manancial enfrenta na atualidade.
Pena que o ser humano infecta o ambiente onde vivi, onde mora, destrói os recursos naturais e depois aponta dedos para encontrar um culpado, tentando fugir de uma responsabilidade que engloba todos nós.
Se foi a meninice da cidade! Ela cresceu geograficamente e em população. Foi preciso nos anos de 90 a construção de uma Estação Elevada, pia só! 
https://www.facebook.com/segvida.saude
A antiga caixinha d'água hoje está abandonada pelo Compesa sem função social, perdida entre as casas esperando, talvez, uma revitalização algum dia.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5587988112294&text=Olá,%20meu%20amigo!.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


2 “Uma História - Antiga caixa d'água da Compesa em Santa Terezinha.

    1. Já peguei muito passarinho ao lado dessa caixa viu. Saudades!!!

      ResponderExcluir
    2. A cidade cresceu faz um bom tempo que não vou aí
      Será que fizeram um estação de tratamento de esgoto ou continua a joga ao relento o esgoto da cidade ???

      ResponderExcluir

    Obrigado pelo seu comentário!