Últimas Notícias
Search

IBGE começa preparação para Censo 2020 em Santa Terezinha.

Dados serão coletados de agosto a outubro do próximo ano. Processo seletivo para contratação de funcionários deve ocorrer em setembro.
A agência regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nessa quarta-feira (04.09), em Santa Terezinha, o roteiro de reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, pelo o município, cidade, zona rural, suas divisas e distritos. 
A atividade teve por objetivo conhecer os representantes das principais entidades para depois chamar a comunidade para a pesquisa do próximo ano para ser parceira do instituto, com o intuito de dar transparência e agregar esforços para facilitar o trabalho. 
O encontro no auditório da UBS Miguel Nunes Rocha reuniu servidores de diversas secretarias da Prefeitura, representantes de entidades e órgãos que participam das avaliações coletadas anteriormente para compor os dados sobre nossa população.
O Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE de São José do Egito, Genivaldo Gonçalves de Queiroz Junior, destacou que o levantamento de dados do próximo ano terá ainda mais importância diante da não realização da Contagem Populacional de 2015 por falta de recursos. 
“Com isso, estamos com dez anos de defasagem nos dados”, disse. Júnior ressalta a necessidade do apoio logístico dos municípios no trabalho. Por isso, até novembro deste ano haverá mais contatos com a prefeitura para articular o auxílio logístico.
O trabalho de coleta dos dados para o Censo 2020 vai ocorrer de agosto a outubro do próximo ano, tendo como data base 31 de julho. O primeiro processo seletivo para a contratação dos funcionários para o trabalho está previsto para setembro, com duas vagas de coordenadores censitários para a região. 
No início do próximo ano, haverá o lançamento do edital para a contratação dos supervisores e entre março e abril deve ocorrer o concurso para definir o preenchimento das vagas de recenseadores. O chefe do IBGE destacou a importância da comunidade divulgar o concurso para que pessoas de todas as regiões participem do processo seletivo.
Além das reuniões preparatórias nos municípios, o IBGE enviará materiais didáticos para as escolas, através do projeto IBGE Educa. Isso possibilitará aos alunos o conhecimento sobre estatísticas e o próprio Censo, tornando-os multiplicadores de informação. Para a pesquisa de campo, os recenseadores utilizarão o dispositivo móvel de coleta. 
O sigilo da informação estatística está resguardada, conforme estabelece a legislação. “O IBGE não pode sequer abrir informação para terceiros sobre onde mora a pessoa recenseada”, destacou Júnior.
Participaram da reunião; Lindeci Martins representante do prefeito, Adalberto Júnior presidente da Câmara municipal de Vereadores, os vereadores André de Afonsim e Valério Ferreira, Fabinho e Diogenes Vasconcelos da Secretaria de Saúde (Semus), Lourdes Souza da Secretaria de políticas sociais(Sempol), Gizele Ramalho da Secretaria de administração ( Semad). Alison Roberto de Sousa Lopes da Secretaria de educação (Seduc). E o editor deste Valmir Andrade.
Fotos e texto: Valmir Andrade.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “IBGE começa preparação para Censo 2020 em Santa Terezinha.

    Obrigado pelo seu comentário!