Últimas Notícias
Search

Tuparetama | Em entrevista, prefeito apresenta atendimentos na área da saúde.

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, esteve dando uma entrevista na Rádio Tupã, no sábado 17 de agosto de 2019, apresentando uma prestação de contas dos atendimentos da saúde realizados no mês de julho. Estiveram com o prefeito, Elizabeth Gomes, secretária de Saúde, Tanta Sales, Vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestruturas e Marco Magalhães, Coordenador da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Tuparetama.
“Num hospital do porte de Tuparetama você ter ali, consultas médicas 1860 pessoas no mês é muita gente”, disse Sávio. A prefeitura vem oferecendo atendimento de saúde aos munícipes na Unidade Mista de Saúde Severino Souto de Siqueira, nas UBSs Sede, do Bairro Bom Jesus e do Distrito de Santa Rita.
O município vem realizando cirurgias, tendo feito de grande porte 16, de pequeno porte, 21, consultas com o neurologista, 37, ultrassonografias, 66, eletro, 12, internamentos, 18, exames laboratoriais, 1182, raios-X, 5, aplicações de injeções e outros procedimentos, 1960.
https://www.facebook.com/segvida.saude
Segundo Elizabeth, o município recebe R$ 69 mil reais por mês do Ministério da Saúde para as 3 UBSs, o Nasf e a Academia da Saúde, gastando com a folha R$ 80 mil reais sendo relevantes as emendas parlamentares do Deputado Federal Ricardo Teobaldo para o custeio da atenção básica. “É um recurso que nos ajuda, porém ainda é pouco, a gente graças a Deus, temos o apoio do deputado que pleiteou emendas para o nosso município”, disse Elizabeth.
Papelaria_Santa_AnaDe acordo com Elizabeth, quando o município não realiza algum procedimento cirúrgico a Secretaria oferece os pré-exames encaminhando o paciente para o cirurgião do Hospital Regional Emília Câmara sendo o caso das cirurgias de histerectomia. “Ela é uma cirurgia de grande porte, nosso município é de pequeno porte, então assim, o que foi pactuado com o Estado, a parte de cirurgia de histerectomia ela ficou por fora do nosso município”, disse Elizabeth.
https://www.instagram.com/kerlaniosilva/
O radialista da Rádio Tupã, Fabrício Ferreira, perguntou à secretária quais os cuidados o município vem tomando para os cães e gatos, principalmente de rua, não transmitirem doenças como a leishmaniose aos munícipes. “A questão da leishmaniose, a doença que é transmitida não é pelo cachorro, mas na verdade quem transmite é o mosquito, o cachorro, ele é só o portador da doença, e assim, não tivemos casos aqui em Tuparetama”, disse Elizabeth.
A Secretária afirmou que o município está tomando todos os cuidados estando com uma veterinária fazendo a análise, uma clínica fazendo a castração e cuidando por 8 dias dos animais para controlar o aumento dos animais de rua. “Infelizmente o município fica um pouco de mãos atadas no sentido de suporte de apoio, porque o Estado só nós dá apoio nesse sentido, quando é diagnosticado algum humano com leishmaniose”, disse Elizabeth.
Nas ações do governo, o prefeito destacou que está com mais de 2,5 anos oferecendo médico diário na Unidade Mista de Saúde, fez a entrega de tabletes novos aos ACSs, cavou 44 poços artesianos com a máquina do Cimpajeú e está realizando com sucesso o Governo Itinerante. “Em Santa Rita vai ser o próximo agora em setembro, vamos levar todos os profissionais”, disse Sávio.
*Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf)
*Agente Comunitário de Saúde (ACS)
*Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú)
https://www.facebook.com/groups/1604825913062892/?ref=bookmarks
Da Assessoria.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Tuparetama | Em entrevista, prefeito apresenta atendimentos na área da saúde.

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.