Últimas Notícias
Search

Projeto melhora qualidade de vida dos estudantes de escolas de Carnaíba .

Após ser questionado por uma garota do porque não haver piscinas para a população mais carente do município o prefeito de Carnaíba no sertão do Pajeú, dr. Anchieta Patriota resolveu que ali seria dado o pontapé inicial para que fosse buscado melhorias para essa parcela da população que necessitava de algo bom para sí. “As piscinas estiveram relacionadas às classes dominantes e mais ricas. O sertanejo sempre viveu essa realidade”, analisou na época o gestor.
https://www.facebook.com/groups/1604825913062892/?ref=bookmarks
Quando inaugurou o Complexo Educacional Governador Miguel Arraes, no bairro Zé Dantas, na região central da cidade, Anchieta teve a preocupação de equipar a unidade escolar com uma piscina. A unidade atende desde a sua inauguração até hoje, crianças do sexto ao nono ano do ensino fundamental.
https://www.facebook.com/segvida.saude
A escola Cônego Luiz Gonzaga, localizada no bairro Bela Vista, também foi beneficiada com o equipamento de natação. Possui três piscinas: duas com oito metros e uma com 10 metros. A professora de educação física Erissa Rodrigues é responsável pelas aulas de natação. “É um trabalho prazeroso. Muitos alunos que chegam aqui só viram piscina pela televisão. Acompanhar o crescimento deles como atletas e cidadãos é contagiante”, expõe Erissa Rodrigues. Ao todo são dez turmas, que se distribuem pelas três piscinas.
Papelaria_Santa_Ana No Complexo Educacional quem está no comando das aulas de natação é a professora de educação física Mariana Siqueira. “A maioria dos alunos chega sem saber nadar mas quando aprende nos dá uma grande satisfação”, diz Mariana. São três turmas pela manhã e quatro turmas à tarde. Entre os estudantes está a pequena Maria Vitória Rodrigues Freitas, de dez anos e aluna do quarto ano. No ano passado, ela obteve o primeiro lugar nos jogos internos na modalidade nado crawl. “Aqui é bom porque aprendo brincando”, diz Maria Vitória, que sonha em ser uma grande nadadora. Seu colega Edgar Davi Praxedes Veras, de nove anos, é também craque na natação, registrando primeiro lugar no nado costas e no crawl, em 2018. “Gosto demais das aulas de natação. É muito bom estar na água”, contou o estudante da quarta série.
Hoje o município de Carnaíba ficou com a melhor nota do IDEPE, 7.04, 3º lugar na etapa inicial do fundamental. A cidade sertaneja a 400 quilômetros de Recife, investe na formação dos professores (225 que atuam na rede). A partir deste semestre, as capacitações, que antes priorizavam português e matemática, agora vão contemplar as demais áreas dos anos finais do fundamental (inglês, história, geografia entre outras).
Com isso ficou comprovado que projetos como este que trazem melhorias para as escolas do município são reconhecidos não somente aqui mas em todo o território nacional. As cinco maiores escolas da zona rural devem receber o equipamento: em Ibitiranga (escolas Domingos Jacinto e José Batista), na Itã (Escola Padre Frederico Maciel), em Serra Branca (Escola Gizelda Simões) e na Lagoa do Caroá (Escola Martiniano Martins). Sendo que o povoado de Serra Branca foi contemplada com a chegada, ontem, dia 08, dos equipamentos necessários pra a colocação de duas piscinas.
https://www.instagram.com/kerlaniosilva/
Vale ressaltar que desde o início deste projeto os vereadores da oposição de Carnaíba sempre votaram contra, o que fez com que fosse mais demorada a vinda dessas piscinas para o município. Mas com muita perseverança e buscando atender ao povo carnaibano em suas necessidades foi que conseguiu-se êxito e hoje as piscinas estão sendo construídas em diversas escolas da zona urbana e rural.
https://www.instagram.com/santa.blogdopereira/
O estímulo aos esportes garante a presença dos alunos. Duas das 21 escolas da rede municipal tem piscinas. Outras seis, todas da zona rural, receberão duas piscinas cada, ainda este semestre. "O melhor dia da escola é quando tem aula de natação. Dá mais vontade de ir", diz Tácio Gustavo, 10 anos, da 4ª série do Complexo Educacional Miguel Arraes. O colégio fica na zona urbana.
Outro programa foca no fortalecimento da aprendizagem. Estão matriculados 4.033 estudantes. "Todos os alunos dos 5º e 9º anos ficam duas vezes em horário integral. São 10 aulas semanais a mais no horário, cinco de português e cinco de matemática." destaca a secretária de educação Cecília Patriota. (Carnaíba em Destaque).
https://chat.whatsapp.com/GeQtF7ZX7lmGKYjLF7majF
Da Assessoria.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Projeto melhora qualidade de vida dos estudantes de escolas de Carnaíba .

    Os comentários postados aqui não representam a opinião do Blog do Pereira.Net - A responsabilidade é do autor da mensagem.