Últimas Notícias
Search

Torre da antiga TELPE é derrubada em Santa Terezinha.

No tempo em que tudo era mais difícil, atrasado, onde a maneira mais barata para se comunicar com um parente distante era as cartas enviadas pelos Correios, que passavam até trinta dias para chegar ao seu destino; não se sabia o que era internet, celular nem se falava, Facebook e WhatsApp não existiam, então o prefeito de Santa Terezinha na época conseguiu uma grande obra para a cidade, revolucionando as telecomunicações na área do município no começo dos anos 80.
Em um cenário econômico e social muito difícil que afetava principalmente os mais pobres; a duras penas, foi conseguida uma torre de transmissão e instalação de linhas telefônicas para a cidade - Telecomunicações de Pernambuco, a antiga TELPE; uma obra considerada até hoje como uma das mais importantes daquele tempo.
Aparelho de telefone da época.
No dia 30.01.1982 o governador do estado Marco Maciel veio a Santa Terezinha inaugurar a importante obra, juntamente com outra, o Banco BANDEPE, que funcionava no prédio onde hoje está o Banco do Brasil. 
De acordo com moradores daquele tempo, a primeira pessoa a usar a linha telefônica foi Diones Costa, que falou com sua família em Porto Paranaguá. Marco Maciel também falou com eles.
O prédio com a torre passou anos servindo aos moradores de Santa Terezinha até que a antena foi desativada, pois se ergueu uma nova, mais alta e com equipamentos mais potentes.
A prefeitura construiu duas muradas próximo a antiga torre para abrigar os animais apreendidos pelas ruas da cidade, que crescia constantemente e devido a massa de moradores que residiam nas proximidades, o lugar que servia de curral para os bichos, foi desativado.
Sobre a torre, ela passou anos sem uso, até que serviu para a instalação do equipamento do 1º servidor de internet da cidade, a SpeedLink. Depois acolheu no predinho ao lado uma sapataria. A prefeitura leiloou onde ficava a torre e as muradas próximas, hoje tudo isso pertence a um terceiro, e como tudo nessa vida se transforma, a torre veio à baixo, foi derrubada para dá lugar a um outro projeto.

https://www.facebook.com/segvida.santaterezinha



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Torre da antiga TELPE é derrubada em Santa Terezinha.