Últimas Notícias
Search

PT deve ter maior bancada na Câmara.

Enquanto o país assiste eletrizado a polarização entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad na eleição presidencial, poucos estão olhando para o que realmente interessa, que é o Congresso – ou seja, a eleição daqueles que poderão ejetar de sua cadeira o cara que subir a rampa do Planalto. Levantamentos preliminares do Diap (Departamento Internacional de Assessoria Parlamentar) apontam que a onda vermelha que está levando Haddad ao segundo turno poderá dar ao PT a maior bancada na Câmara dos Deputados, elegendo entre 55 e 65 representantes.
http://files.appsgeyser.com/Blog%20do%20Pereira_7643885.apk
O que não quer dizer garantia de governabilidade se Haddad for eleito (no caso de Bolsonaro, em se fala, pois o PSL não deve eleger mais do que 20 deputadoa). Na verdade, o quadro geral das previsões na Câmara apontam para um cenário muito parecido com o de hoje, o que parece ser desolador.

As previsões são de que haverá baixa renovação, com muitas reeleições, e grande pulverização. A segunda maior bancada deve ser a do MDB, com previsão do Diap de fazer algo em torno se 45 e 50 deputados, número semelhante aos do PSDB e do PP. Outros partidos de Centrão, como PR e DEM, devem eleger no máximo 40 deputados cada um.
CNCO que isso quer dizer? Antes de tudo, que haverá uma briga de foice pela presidência da Câmara, que não irá automaticamente para ninguém, embora, em tese, costume ficar com a maior bancada. Mas, mesmo elegendo o presidente da República, o PT terá que fazer um acordo com o MDB se quiser o posto, apoiando o aliado no Senado e dando a ele, quem sabe, o segundo bienioda legislatura no comando da Casa.
Loja_Cyte_ManiaOutro dado relevante é o de que o Centrão continuará existindo, embora os planos de Rodrigo Maia de permanecer na presidência da Câmara dificilmente sobreviverão se o vencedor da eleição presidencial não for Jair Bolsonaro. Em ora as previsões do Diap apontem crescimemto dos extremos, nas bancadas à direita e à esquerda, o centro, se unido, ainda será uma força com quem o novo presidente terá que negociar.
WhatSapp do Blog do Pereira.Net
Helena Chagas – Blog Os Divergentes



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “PT deve ter maior bancada na Câmara.