Últimas Notícias
Search

Entenda melhor o papel da vigilância sanitária.

O que é vigilância sanitária?

Entenda melhor o papel da vigilância sanitária – É uma das áreas de atuação do governo no que diz respeito à saúde da população. A Lei Orgânica da Saúde define a vigilância como ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos e problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e serviços de interesse da saúde. O Estado, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), controla a qualidade, segurança e eficácia de produtos e serviços.

Quais produtos e serviços são regulados pela Anvisa?

Medicamentos, alimentos, cosméticos, agrotóxicos, produtos para a saúde, laboratórios e a vigilância de portos, aeroportos e fronteiras, além de regulação referente à sangue, tecidos, células e órgãos. Saneantes, serviços de saúde e tabaco completam a lista, assim como bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde; e a prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. Entenda melhor o papel da vigilância sanitária.

E no meu cotidiano?

A vigilância sanitária é essencial para a proteção de qualquer cidadão. Ela garante a venda de medicamentos genéricos de qualidade,   produtos industrializados seguros para o consumo humano, ou mesmo a liberação de vacinas que seguem à risca todas as exigências internacionais. Todos esses produtos e milhares de outros precisam ter registro e seguir regras e normas determinadas pela Anvisa. Entenda melhor o papel da vigilância sanitária

Outras funções:

A vigilância sanitária nos estados, municípios e Distrito Federal assegura a qualidade do sangue coletado, acondicionado e distribuído pela rede de hemoderivados brasileira, bem como de órgãos e tecidos para transplantes. Também há forte e importante atuação nas áreas de fronteiras, funcionando como uma tela de proteção sanitária, evitando a entrada e saída de produtos fora dos padrões de qualidade exigidos mundialmente.

Como entrar em contato com a Anvisa?

Desde a sua criação, em 1999, a Anvisa, em conjunto com os estados e municípios, implementa o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio de políticas que fortalecem e ampliam o papel dos estados e municípios nas ações de vigilância sanitária. E a população também é convidada a ser um agente fiscalizador, fazendo denúncias pelo Disque Saúde 160 ou acionando alguma unidade da vigilância.

Oportunidade que não pode ser perdida. Apreenda como executar e prestar contas de convênios e contratos de repasse de forma a ter sua prestação de contas aprovada sem ressalvas. Dicas de como os órgãos federais monitoram, fiscalizam e avaliam a prestação de contas. Não deixe de fazer o Curso Prático de execução e prestação de contas no Siconv previsto para Agosto de 2018 incluindo todas as atualizações do Sistema. Faça sua inscrição e ganhe um curso Ead totalmente gratuito. Saiba mais clicando sobre a imagem abaixo:
Siconv completo em Brasília 10



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Entenda melhor o papel da vigilância sanitária.