Últimas Notícias
Search

Besouro gigantesco da Amazonas aparece nas ruas de Carnaíba.

Uma espécie gigantesca do besouro Titanus giganteus, espécie rara, conhecida na região região nordeste como "serra-pau" apareceu na cidade de Carnaiba, interior de Pernambuco, na noite deste sábado 14.
 
A aparição do inseto aconteceu nas casas da caixa, na Rua Riacho dos Campos, no Bairro de Carnaíba Velha. Segundo o morador Douglas Alves, que conseguiu capturar o inseto, uma curiosidade tomou conta dos moradores após uma batalha do inseto com um sapo que ali se alimentava de besouros próximo a um poste da rua.

Titanus giganteus, algumas vezes chamado de besouro-titã ou simplesmente cerambicídeo-gigante, é o maior de todos os besouros conhecidos pela Entomologia, e figura entre as maiores espécies de insetos do mundo. Seu habitat são as florestas tropicais localizadas ao norte da América do Sul, especialmente na região norte do Brasil, nas Guianas e na Colômbia, podendo ser encontrados também no Equador e no Peru.
Os exemplares adultos desta espécie podem atingir com facilidade 17 cm de comprimento ou 20 cm de comprimento, isso sem contar o tamanho das enormes antenas que possuem. Costuma se dizer que suas grandes mandíbulas são fortes o suficiente para cortarem um lápis de madeira. Isso se dá por que esta família de besouros chamada "Cerambycidae" (cujas espécies são conhecidas popularmente como "serra-paus") se utiliza dessas grandes mandíbulas para cortarem galhos de árvores onde as fêmeas depositam os seus ovos.
Considera-se que os indivíduos adultos não se alimentam, vivendo às custas das reservas de energia adquiridas durante sua fase larval. Durante a fase adulta, cuja duração é apenas algumas semanas, buscam um parceiro para reproduzir-se.
 
Por Cauê Rodrigues.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Besouro gigantesco da Amazonas aparece nas ruas de Carnaíba.