Últimas Notícias
Search

Serra de Teixeira | Audiências públicas para criação do Parque Nacional começam em abril.

As audiências públicas para criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira terão início em abril. Essa foi a garantia dada pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, ao secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena, durante audiência em Brasília, nessa quarta-feira (28), que contou com a presença do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski.

“Estive em Brasília, junto ao deputado federal Hugo Motta, para pedir ao ministro e ao presidente do ICMBio, celeridade no processo de criação da unidade de conservação do Parque Nacional da Serra de Teixeira. Muitas etapas técnicas já foram vencidas, o projeto já está bem alinhado e existe um sentimento não só regional, mas de todo o povo paraibano a favor da criação do parque. O Governo do Estado, as prefeituras localizadas na região da Serra e também o Governo federal, estão extremamente interessados na implantação da unidade de conservação”, explicou o secretário executivo de Meio Ambiente, Fabiano Lucena.

De acordo com Fabiano Lucena, o ministro se comprometeu em dar continuidade nas etapas de criação do parque. “Saímos da reunião com a palavra do Ministro que informou que as audiências públicas serão iniciadas no mês de abril. A proposta de criação da área tem que ser apresentada à população dos municípios para que eles possam opinar sobre a criação do parque. Após a consulta pública, provavelmente teremos a criação do parque  no dia 5 de junho, data em que se comemora o  Dia Mundial do Meio Ambiente”, acrescentou Fabiano. 

Em julho de 2017, técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Governo do Estado e representantes do  ICMBio realizaram uma visita técnica na Serra de Teixeira para avaliar as condições físicas para a criação do Parque Nacional da Serra de Teixeira, que engloba mais de 10 municípios paraibanos com predominância do Bioma Caatinga. Numa primeira avaliação, eles consideraram apta a área para criação do parque.

A Serra de Teixeira  possui uma grande riqueza da fauna e da flora, além das nascentes existentes no local, em torno de 70, é possível encontrar na Serra animais como veados, macaco – prego, onça puma, e novas espécies de lagartos e borboletas.

Origem> Secom-pb.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Serra de Teixeira | Audiências públicas para criação do Parque Nacional começam em abril.

    Em respeito à Legislação Eleitoral, o Blog do Pereira.Net não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.