Últimas Notícias
Search

Imagens - Blog do Pereira visita Barragem do Zé Antonio.

A Barragem do Zé Antonio ainda continua sendo o manancial de maior porte de Santa Terezinha, apesar de se encontrar cheia de aterro e vegetação, merecendo a tempos uma 'raspagem' para voltar a ter sua capacidade original, que trouxe alívio aos Terezinhenses, salve engano, em 1996, quando suas águas finalmente chegaram a Terrinha Santa, por meio dos trabalhos do então governador Miguel Arraes de Alencar e empenho do prefeito Adeval Ferreira de Andrade, também do Santa-Terezinhense Gilberto Rodrigues, que erradicado em São José do Egito, na época como presidente da EMATER, não mediu esforços para que a obra dessa barragem fosse feita, e depois de feita, que chegasse as águas ao povo do município; obra que ficou na memória com uma velha canção que dizia 'lata d'água na cabeça nunca mais', lembra? Porém as chuvas irregulares, invernos covardes e 'de onde se tira e não se coloca, acaba faltando' foi o que aconteceu!
A barragem é linda, de grande porte, feita para atender toda população daquele tempo, porém Santa Terezinha cresceu, bairros surgiram, houve grande migração da zona rural para a urbana, pessoas vindas de fora, e muito bem vidas a sinal; sendo tudo isso somado a falta de chuvas e o alto consumo progressivo que levou a barragem do Zé Antonio a entrar em colapso e precisar da ajuda do céu para recuperar sua isonomia e fornecer o sustento potável ao povo dessa terra, que respeita, trata e quer muito bem a esse manancial e ao povo que o cerca.
Com as chuvas desse ano a barragem dá sinais de recuperação, mas bem olhando seu paredão, se nota que ainda falta muito para o 'resplendar' do seu resplendor. Águas caíram do céu com a graça divina e voltaram a encher esse lugar cheio de magia.



























Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Imagens - Blog do Pereira visita Barragem do Zé Antonio.