Últimas Notícias
Search

Jornalista questiona instalação da Delegacia da Mulher em Afogados da Ingazeira.

Jornalista questiona instalação da Delegacia da Mulher em Afogados da Ingazeira
O Jornalista Robério Sá, publicou nota no blog “Ancora do Sertão” questionando a instalação da Delegacia da Mulher em Afogados da Ingazeira em detrimento de Serra Talhada. Segundo Robério a decisão é política, visto que o prefeito de Afogados, José Patriota, além de ser do mesmo partido do governador é aliado histórico do ex-governador Eduardo Campos.
Robério usou como base para a sua denúncia números da Secretaria Estadual de Defesa Social – SDS, que mostram que em Serra Talhada os números de violência contra a mulher são bem maiores que em Afogados da Ingazeira, outra justificativa do jornalista seria o número de habitantes nas duas cidades. Leia abaixo a reprodução da nota na íntegra:

Como “pato manco”, Paulo Câmara afoga Delegacia da Mulher em Serra Talhada para favorecer aliados
Por Robério Sá
O Governador Paulo Câmara (PSB) priorizou a instalação da Delegacia da Mulher no município de Afogados da Ingazeira, ao invés da cidade de Serra Talhada, ambas localizadas no Sertão do Pajeú. O Governo nega motivação política, porém os dados da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) e o jogo político, não corroboram para a tese defendida pelo Palácio Campo das Princesas.
Em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque é do Partido dos Trabalhadores (PT), enquanto em Afogados da Ingazeira o prefeito, José Patriota, é do Partido Socialista Brasileiro (PSB) – mesmo partido de Paulo Câmara, além do prefeito ser aliado histórico do ex-governador Eduardo Campos –  por aqui já seria traçado para a população da capital do xaxado o desinteresse do governador em  priorizar um dos municípios mais pujantes e em desenvolvimento do Estado de Pernambuco.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Defesa Social, na série  histórica de 2012 a 2016, Afogados da Ingazeira registrou 658 casos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Na capital do xaxado, no mesmo período, foram computados 2.115 casos.
Outro parâmetro, fornecido pela Secretaria de Defesa Social é o número de mulheres vítimas de estupro por município do Estado de Pernambuco, em série histórica anual de 2004 a 2016.
Nesse período, Afogados da Ingazeira registrou ao todo 86 casos de estupro. Na mesma série histórica, ocorreram 169 casos de estupro contra as mulheres em Serra Talhada.
Os números apresentados contradizem o Governo do Estado, pois o quantitativo de casos em Serra Talhada contra a mulher são alarmantes, além disso, a cidade conta com uma população de mais de 80 mil habitantes, contra 35 mil de Afogados da Ingazeira.

Justificativa do governo
Em setembro, o Governo do Estado, enviou uma justificativa a Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) informando aos vereadores que a Delegacia da Mulher não poderia ser instalada na cidade por não dispor de efetivo policial.
O curioso é que a delegada Andrezza Gregória, de Serra Talhada, será transferida e comandará a Delegacia da Mulher, que será inaugurada no próximo sábado, dia 4 de novembro, na Área Integrada de Segurança, no Bairro Manuela Valadares, em Afogados da Ingazeira, durante agenda do governador Paulo Câmara, no Sertão do Pajeú.

Por André Luís.



Gilson Pereira

Locutor e apresentador, Blogueiro, Funcionário Público e Acadêmico de Letras.Trabalho - Ocupação Identificador Civil e Criminal


0 “Jornalista questiona instalação da Delegacia da Mulher em Afogados da Ingazeira.